Com as energias renovadas, após uma boa noite de sono, seguimos até a Ponte Galata, nossa primeira atração do segundo dia em Istambul. Pegamos o Tram T1 na estação Sultahnamet (sentido Kabataş) e descemos na estação Eminönü.

Transporte

O transporte em Istambul atende muito bem e facilita muito a vida do turista. Clique na Imagem abaixo para acessar o mapa de transporte.

Clique para acessar o mapa do transporte de Istambul

Dia 2

Galata Bridge

A Ponte Gálata tem 490 metros de comprimento e está situada no estuário conhecido como Corno de Ouro, unindo a parte antiga de Istambul à mais moderna.

Cruzar a Galata Bridge a pé lhe proporcionará fotos lindíssimas de Istambul.

Chegando do outro lado da ponte, aproveite para tomar um autêntico café da manhã turco.

Café da manhã turco

O café da manha turco inclui: diversos queijos – o mais famoso deles é o feta – azeitonas, rosbife, pepino, tomate, castanha, pães, iogurte, mel, frutas, entre outros.
Caso seu hotel não sirva um café da manhã completo, ou você é do tipo que prefere comer um pouco mais tarde, sugiro incluir esta experiência gastronômica no seu roteiro. Um café completo custa entre 40 e 50 liras por pessoa.
Sugestão: Namli Gurmet ou Cerkezkoy Delicatessen.

Galata Tower

Nossa segunda parada foi a Galata Tower, uma das mais antigas de Istambul.

A Torre de Galata é uma torre medieval localizada na parte europeia de Istambul, ao norte do Corno de Ouro. A torre domina o panorama dessa parte da cidade. A vista lá de cima da torre é espetacular.

Como chegar na Galata Tower

  • A primeira opção é descer na estação Karakoy e caminhar cerca de 10 minutos. O problema é que você terá que encarar uma bela subida em rua de paralelepípedo para chegar na torre;
  • a segunda opção é descer na estação Kabataş, a última da linha azul T1, fazer a transferência para a funicular de apenas uma estação e descer em Taksim. Usando esta opção do túnel, você passará pela Rua Istiklal para chegar até a Galata Tower, numa caminhada de cerca de 20 minutos.

Detalhes da visita à Torre de Galata:

  • Horários de funcionamento: de abril a outubro 9h às 20h30min
  • Preço: 25 TL

Taksim İstiklal – Rua mais famosa de Istambul

A Istiklal é uma das ruas mais famosas de Istambul. É visitada por cerca de 3 milhões de pessoas em um único dia durante os fins de semana.

Localizada no histórico bairro de Beyoğlu, a Istiklal Street é um elegante calçadão de pedestres, com 1,4 km de extensão, que abriga boutiques, lojas de música, livrarias, galerias de arte, cinemas, teatros, bibliotecas, cafés, pubs, boates com música, pastelarias históricas, chocolaterias, restaurantes, entre outros.

roteiro de 2 dias em Istambul na Turquia
Istiklal

A rua Istiklal é cercada por edifícios da era otomana do final do século 19 e início do século 20, projetados com estilos neoclássicos, neogóticos, renascentistas e primeira arquitetura nacional turca. Começa no bairro medieval genovês em torno da Torre Galata e finalmente leva à Praça Taksim.

No histórico bairro de Karaköy (Galata), no extremo sul da avenida, é possível ver a segunda estação de metrô mais antiga do mundo, geralmente conhecida como Tünel (the Tunnel), que entrou em serviço em 1875.

roteiro de 2 dias em Istambul na Turquia
Tünel from Karaköy to Beyoğlu 

Na praça Taksim, pegamos o Funicular rumo Kabataş. Chegando lá, seguimos caminhando cerca de 200 metros até o Dolmabahçe Palace.

Palácio Dolmabahçe

Localizado no distrito de Beşiktaş, na costa europeia do Estreito de Istambul, o Palácio Dolmabahçe serviu como principal centro administrativo do Império Otomano de 1856 a 1887.

Dolmabahçe é o maior palácio da Turquia. Possui uma área de 45.000 m2, e contém 285 quartos, 46 salões e 68 banheiros.

O design contém elementos ecléticos dos estilos barroco e neoclássico, combinados com a arquitetura otomana tradicional para criar uma nova síntese.

O layout e a decoração do palácio refletem a crescente influência dos estilos e padrões europeus na cultura e arte otomanas durante o período Tanzimat. O exterior, em particular a vista do Bósforo, mostra um arranjo clássico europeu de duas asas que é dividido por um grande corpo de vanguarda com dois corpos de vanguarda laterais.

roteiro de 2 dias em Istambul na Turquia
Palácio Dolmabahçe

Detalhes da visita:

  • Horários de funcionamento: * terça a domingo das 9h às 16h
    *confirme antecipadamente no site https://www.millisaraylar.gov.tr/en/visiting-information
  • Preço: 90 TL (completo) / Harem 60TL
    Os ingressos para os passeios turísticos do Palácio, filiados à Diretoria dos Palácios Nacionais, são vendidos apenas nas bilheterias do Palácio Dolmabahçe. Os ingressos eletrônicos não estão disponíveis em nenhum site ou aplicativo.

São quatro partes a serem visitadas: Selamlik, Harém, Museu do Relógio e Pavilhão de Cristal. Selamlik e Harém sao as mais importantes.

  • Selamlik – é a parte mais chamativa de todo o palácio. Abriga as dependências administrativas e os salões oficiais. Os destaques ficam por conta da Escada de Cristal e o Salão do Trono.
  • Harém – onde ficam as dependências do Sultão e seus familiares.

Na minha opinião, recomendo visitar o Palácio Dolmabahçe apenas se você tiver tempo de sobra, pois a relativa distância do centro e o fato de a visita ser guiada, fizeram com que o considerássemos menos relevante.