Nesses cinco anos morando em Ho Chi Minh City, e conhecendo bem os principais distritos da cidade, resolvi escrever esse post sobre onde se hospedar aqui. Lembrando que, Ho Chi Minh é uma cidade muito grande, dividida em 24 distritos, sendo 19 centrais e 5 suburbanos. Então, para facilitar na escolha do hotel, eu recomendaria focar nos seguintes distritos:

Eu diria que o Distrito 1 (Quan 1 em vietnamita) atende perfeitamente a necessidade de todo turista. Em segundo lugar vem o Distrito 3, que fica proximo ao Distrito 1. Já os Distritos 2 e o Distrito 5 são mais afastados das atrações turísticas, o que dificulta bastante a locomoção, tornando-os assim não tão procurados.

Distrito 1 : 8 km do Aeroporto de Tan Son Nhat

Bến Nghé – Distrito 1

Hotéis mais sofisticados ficam nas proximidades das ruas Dong Khoi e Nguyen Hue, conhecidas como as mais prestigiadas da cidade.
Você encontrará o clássico Hotel Majestic Saigon e o famoso Continental Hotel Saigon, localizado ao lado da Ópera House.
Se você quer ficar em um hotel cinco estrelas, cercado por arquitetura colonial francesa, a Dong Khoi é uma das melhores áreas para se hospedar durante a sua estadia.

Phạm Ngũ Lão – Distrito 1

Onde se hospedar em Ho Chi Minh City
Phạm Ngũ Lão Street

A área de Phạm Ngũ Lão é a área preferida da maioria dos viajantes mochileiros por ser cercada de pubs, bares, cafés, agências de turismo, pousadas, hotéis econômicos, lojas de souvenir e artesanato, farmácias, lojas de conveniência, entre outros.
A Phạm Ngũ Lão area é composta por duas ruas paralelas: a Bui Vien e a Phạm Ngũ Lão e, é claro, um punhado de becos.
Eu diria que, a Phạm Ngũ Lão é uma localização perfeita para explorar as atrações centrais da cidade.
Além de ser destaque pela vida noturna, Phạm Ngũ Lão fica nas proximidades do Ben Thanh Market (Chợ Bến Thành) – famoso mercadão onde é possível encontrar artesanato local, roupas, calçados, malas, mochilas, bolsas, lembranças, bem como culinária local.

Ben Than Market – Distrito 1

Há muitas opções de hotel nas proximidades do Ben Thanh Market. Esta é a área onde muitos grupos de turistas ficam.
Muitos dos hotéis em torno de Ben Thanh Market são de preço médio a alto, porém, a localização é extremamente central e há muitas atrações e coisas para fazer ao redor.
Eu diria que a área Bến Thành Market é uma das melhores localidades para você se hospedar.

Distrito 3

No minha opinião, o Distrito 3 é, praticamente, uma conexão com o Distrito 1, só um pouco mais calmo, se é que isso seja possível aqui em Saigon.
No Distrito 3 está localizado, o Vietnam War Remnants Museum, um dos pontos turísticos mais importantes do Vietnã.
A meu ver, o Distrito 3 é mais uma opção à considerar, pois permite ao turista estar próximo do centro para explorar as atrações a pé, e distante o suficiente para oferecer preços mais acessíveis nas acomodações.

Distrito 5 – Chinatown

O Distrito 5 é mais afastado do centro, o que o torna inviável àqueles que pretendem se locomover a pé do hotel ao centro da cidade. No entanto, os preços conseguem ser mais econômicos que os praticados no Distrito 3, considerando as proximidades do centro.

Distrito 2

A 20 minutos de carro do centro da cidade, o Distrito 2 se destaca por abrigar a maioria dos estrangeiros que vivem em Saigon. Contudo, se você estiver visitando HCMC para uma viagem curta, eu não indicaria o Distrito 2, devido à distância do centro (cerca de 20 minutos). Além disso, no Distrito 2 há poucas opções de hospedagem.