De tempos em tempos, um novo item entra para a lista de queridinhos dos truques de beleza, e o da vez é o óleo de coco! Ultimamente, ele virou destaque em várias matérias da internet, falando sobre os benefícios desse ingrediente que vai muito além da culinária.

Basicamente pelo fato de ser um bactericida e antifúngico natural, com alto poder hidratante e facilmente absorvido pela pele, o torna um multiuso mais potente que muito produto renomado por aí. Duvida?
Então, confira essa seleção com os usos mais interessantes deste óleo:
1. Removedor de maquiagem

Promete funcionar mesmo pra tirar o rímel à prova d’água mais resistente! Pode ser aplicado diretamente no rosto ou com um algodão – no caso da máscara, é legal deixar alguns segundos sobre os cílios para “derreter” o produto.

2. Como reparador de pontas para o cabelo

Tipo aquele que você compra na perfumaria: coloque a quantidade referente a uma moeda de 1 real na palma da mão, esfregue e aplique da metade do cabelo até a ponta (nunca no topo da cabeça!).

3. Como hidratante para rosto e corpo

O óleo de coco tem mais resultado hidratante do que muitos dos produtos prontos que encontramos por aí. Pode dar medo de passar e ficar com aquela sensação oleosa, mas a verdade é que ele é absorvido bem rapidamente, e chega até mesmo a camadas mais profundas da pele – se ficou com receio, aplique apenas na região dos olhos, já que o óleo é leve o bastante para esta que é a região mais delicada do rosto. No corpo, junte partes iguais do óleo com a do seu hidratante para potencializar o tratamento. Se quiser, ainda pode adicionar óleos essenciais para dar um cheirinho de lavanda ou baunilha à pele.

4. Melhorar o hálito

Por conta das propriedades bactericidas e antifúngicas, é indicado usar o óleo de coco para um gargarejo, uma colherada dele é suficiente. Assim, você elimina os germes que naturalmente acabam ficando na boca, garantindo um hálito mais fresco e dentes mais saudáveis. Ótima dica principalmente pra quem detesta aquele gosto de álcool dos enxaguantes bucais mais comuns.

5. Para combater os temidos piolhos
Quem tem criança em casa sabe perfeitamente que acontece de pegar piolho. Sabia que dá pra combater com o óleo de coco? Uso: após fazer uma primeira lavagem com vinagre de maçã (conhecido por suas propriedades antifúngicas), com o cabelo seco, aplique o óleo de coco no couro cabeludo e deixe de 12 a 24 horas. Depois, é só seguir aquele processo de escovar os fios com um pente fino e, finalizar lavando com xampu.

6. Para prevenir e melhorar marcas na pele
O óleo de coco ajuda na prevenção das temidas estrias e por isso já está na rotina de várias grávidas; também funciona para amenizar cicatrizes e manchas na pele. É um processo demorado, mas muita gente garante: funciona e sai bem mais barato que um tratamento clínico.

7. Para limpar pincéis

Lembra do item removedor de make lá em cima? Misture duas partes de sabonete bactericida para uma de óleo de coco e pronto: você tem uma solução para limpar perfeitamente bem seus pincéis de make!

8. Como tratamento noturno para o cabelo

Aqueça de 3 a 5 colheres de óleo de coco no microondas e depois que ele der uma esfriada aplique no cabelo já lavado com xampu, como se estivesse passando uma máscara de tratamento. Coloque uma touca e bora pra cama! Ao acordar, lave o cabelo e prepare-se para fios hidratados e com muito brilho!

9. Ajuda na depilação
E vez de creme de barbear ou sabonete, aposte no óleo de coco, que amacia os pelos (facilitando o corte com a lâmina), além de hidratar a pele. Como é antimicrobiano, também ajuda contra possíveis infecções.

É ideia que não acaba mais, não é mesmo? E olha que ainda ficaram de fora da lista o uso do óleo de coco como esfoliante junto com açucar, hidratante de cutículas, óleo de massagem e de banho!

Na hora de comprar o seu óleo de coco (achado facilmente em lojas de produtos naturais), procure sempre pelo extra virgem, já que assim ele não foi refinado ou hidrogenado e está mais próximo de seu estado natural. Para armazenar, a temperatura ambiente é suficiente, não é preciso refrigerar. Abaixo de 25°C ele começa a solidificar (o que dá um ótimo lip balm!).

Curtiram as dicas? Sabem de mais alguma utilidade do óleo de coco?